tit_jeannie.gif (1727 bytes)

1965 - 1970


Jeannie é Um Gênio - A História !

O clássico seriado Jeannie é um Gênio ( I Dream of Jeannie ) foi criado pelo famoso escritor de best-sellers Sidney Sheldon. Jeannie estreou em 18 de setembro de 1965 e passou nas telas até 1o. de setembro de 1970. Os episódios giravam em torno dos infortúnios e desventuras do astronauta Anthony Nelson ( Larry Hagman ) e um gênio de nome Jeannie ( Barabara Eden ). Major Nelson,  descobre Jeannie numa garrafa, em uma ilha deserta, durante uma missão espacial abortada. Ele a toma para si ( ou ela o toma para si ), porém seu desejo é que ela não faça uso de seus mágicos poderes e procura esconder sua verdadeira identidade de todos os amigos e de todos os seres humanos.
Os primeiros episódios da série, foram relativamente monótonos e convencionais, eventualmente os episódios faziam uso do excêntrico, como era comum nas comédias da segunda metade dos agitados anos 60.
Somando-se aos problemas de trazer a imagem da dominação masculina sobre a mulher, em plena época da libertação feminina, Jeannie é um Gênio tratava ainda com freqüência o tema do sadomasoquismo, mais explicitamente expresso nos gritos de dor e pela humilhação sofrida pelo Major Nelson, por conta do resultado dos truques mágicos e malignos perpetrados por Jeannie ou um de seus magos-parentes como sua maldosa irmã.
O que fascinava a todos, eram as "piscadas mágicas" que Jeannie dava para satisfazer seu amo e mestre - Major Nelson, que geralmente eram interpretadas como ocorrencias anormais e paranormais por seu superior, Coronel Alfred Bellows, o psicanalista da base de operações da NASA.
Fazendo um paralelo entre desejos e a desordem psicológica, esta série desnudou e satirizou o medo que muitos velhos e pais americanos experimentaram durante os anos 60, quando a sociedade se tornou liberada através de sua juventude. No entanto a série sempre teve sua enfase como uma comédia leve.
O ator comico Bill Daily - que interpretava o acompanhante do Major Nelson, Roger Healey, foi um dos ingredientes essenciais para esta linha light de comédia, o andamento e a edição de imagens, as bem engendradas trapalhadas ( em especial com brilhantes interpretações de Larry Hagman ) e as espirituosas e incidentais musicas de Hugo Montenegro, fizeram o reconhecido sucesso mundial de Jeannie é Um Gênio.
Desde 1998 a série vem sendo re-apresentada na TV Land, um canal de televisão via satélite.

OS PERSONAGENS

Dr. Bellows

A Feiticeira teve Gladys Kravitz, Mr. Ed, os Addisons e Jeannie é Um Gênio teve o Dr. Bellows, alguém que desconfiado de que algo de errado ocorria naquela casa, vivia a espreitar, na tentativa de descobrir e comprovar as fantasias que passavam por sua cabeça a respeito do Major Nelson. Iria a carreira de brilhante astronauta por água abaixo se ficasse comprovado que o Major Nelson tinha um parafuso a menos? Claro que sim, mas o Br. Bellows era maluco também. Por sorte, Jeannie protegia seu ridículo amo, a quem na última hora, livrava do flagrante.

Jeannie

Apesar de suas calças de harém cor-de-rosa, o bustier vermelho, seu colete, seu chapéu de chiffon drapeado e um jeito de criança, Jeannie era uma poderosa figura feminina da TV dos anos 60. Quando ela despontou na cena de 1965 a 1970, a mulher estava re-definindo seu papel no lar e no trabalho, mesmo que Jeannie fosse vista como mais um papel desempenhado por uma atriz, sua ambivalência a respeito da dominação masculina, refletia algumas das atitudes da sociedade daquela época.
Jeannie era apaixonada por Tony, seu astronauta e protetor, amo e senhor. Foi amor à primeira "fumaça", mas seu comportamento geral, desde que foi encontrada e saiu da garrafa na praia, demonstrava alta energia e exuberância.
Jeannie tinha mais intuição que todos os militares de patente da NASA. Ela era teimosa e traquinas, se Tony não queria que ela fizesse algo, ela retrucava: "OK meu amo", mas bastava ele virar-lhe as costas que ela fazia à revelia. E ela sabia fazer qualquer coisa para conseguir seus intentos, mentirinhas, súplicas, provocações e particularmente fazendo mágicas. Os poderes de Jeannie, eram a real fonte de tensão entre ela e Tony, os dois se casam em um episódio originalmente transmitido em 2 de dezembro de 1969.

Major Healey

Roger Healey foi promovido de capitão a major juntamente com seu melhor amigo o astronauta Tony Nelson, mas Roger era do exército, não da aeronáutica, isto explica porque seu uniforme era verde oliva, diferente do de Tony. Roger era o único que além de Tony, sabia dos poderes mágicos de Jeannie.
Roger queria ter também um gênio para serví-lo, para que pudesse levar uma vida de prazeres, em uma mansão com uma frota de Rolls Royces e lindas mulheres ao seu redor.
Mas, infelizmente ele tinha que levar uma vida de "quero ser um playboy" e sempre tinha problemas em conseguir encontros com as mulheres. Roger não possuia uma mente afiada, por isso Tony tinha que pisar em seu pé por várias vezes, para que ele parasse de dizer coisas que pudessem incriminá-los ou até que pudesssem levá-los a uma corte marcial.
Apesar de sua inveja e de seu cérebro pouco brilhante, Roger era um amigo insubstituível, ele gastava quase todo o seu tempo tentando ajudar Tony a se livrar das encrencas em que se metia quando Jeannie tentava com seus truques, ajudar seu mestre.

Major Nelson

Anthony Nelson era um astronauta, que descobriu Jeannie numa praia deserta onde sua cápsula espacial havia caído após uma missão que fora abortada.
Jeannie sempre estava envolvendo Tony em problemas e situações embaraçosas, onde ele precisava arrumar uma explicação racional para os seus superiores, sobre as ocorrências sobrenaturais em que se envolvia. Mas Tony gostava muito de Jeannie para se ver livre dela, apesar de sempre dormir sozinho, enquanto Jeannie dormia em sua garrafa.
Graças à poderosa mágica de um gênio que o chama de "mestre", Tony pode ser o homem mais saudável do mundo, viveu um vida de prazeres e comandou o seu reino. Por outro lado trabalhava longas horas para ganhar seu soldo, e era obrigado a vestir seu uniforme de poliester para ter o privilégio de ser um astronauta nos gloriosos dias do programa espacial americano. Isto era uma coisa que sempre deixava Jeannie estupefata, porque Tony tinha que trabalhar tanto, se tinha a ela para satisfazê-lo nos seus desejos, sem mencionar Roger que sempre colocaria um gênio a seu beneficio se tivesse um. Tony sempre tentava explicar a Roger que magia invariavelmente trazia problemas, nunca a felicidade.
    

Clique Aqui - Para Ouvir ou Salvar o Tema de Abertura
Som WAV de Alta Qualidade - 368 Kb

Voltar



Conheça o avô do Jaspion e do Giban !


Criação de Sites, CMS, SEO, Webdesign, E-mail Marketing - Rio de Janeiro  Rio Apartments Rentals in Copacabana, Leme, Ipanema and Leblon - Rio de Janeiro